É nesta data que se comemora do chamado "Santo Guerreiro"São Jorge com muitas homenagens e até mesmo com feriado no Rio de Janeiro, cidade da qual é considerado padroeiro. Sua imagem, em cima de um cavalo enquanto mata um dragão, é muito forte entre os católicos e também foi sincretizado nas religiões africanas como a figura de Ogum. Seja na Igreja Católica Apostólica Romana ou na Católica Ortodoxa, São Jorge é um santo com um grande número de devotos. Os fiéis ao Santo Guerreiro irão comemorar o dia - que cai em uma quarta-feira - no final de semana, com uma missa especia
História:
História: Famoso Santo de grande devoção popular São Jorge, crê-se que foi martirizado em Lydda, na Palestina. O pai era um rico lavrador com muitos criados e terras. Sua mãe era muitíssimo bondosa. São Jorge era um bom estudante.
Maiorzinho tornou-se órfão e com 20 anos tornou-se capitão recebendo muitas condecorações.
São Jorge fora o capitão mais jovem querido do Imperador Deocreciano. Certa vez o Imperador pediu para que matassem todos os cristãos do mundo, sem saber que São Jorge era profundamente cristão. O que fez? Entregou todo os seus bens aos pobres e se apresentou ao imperador para falar sobre Nosso Senhor Jesus Cristo.
E com isso mandou-o prender. São Jorge não abriu a boca e sofreu açoites como poucos, permanecendo sem chorar ou gritar. Depois ainda vendo-o vivo, enterraram-no em um poço cheio de cal vivo. Suas últimas palavras foram: Deus, escuta-m a minha oração. Fazei com que vos ame sempre e enviai vosso anjo para que me liberte agora como um dia o fizestes com os três jovens que um rei mau prendeu num forno aceso”. E enterraram-no enquanto ele fazia o sinal da cruz.
Também no Brasil, nessa célebre procissão, era de praxe a presença do santo.
No Rio de janeiro, a Irmandade de São Jorge mantém uma Igreja, de afluência popular, na praça da República. Sua festa era celebrada a 23 de abril. A Igreja do oriente o considera um grande mártir. Diante de sua convicta fé a própria esposa do Imperador se converteu.
Ó São Jorge, meu guerreiro, invencível na Fé em Deus, que trazeis em vosso rosto a esperança e confiança abra os meus caminhos. Eu andarei vestido e armado com as armas de São Jorge para que meus inimigos, tendo pés não me alcancem, tendo mãos não me peguem, tendo olhos não me vejam, e nem em pensamentos eles possam me fazer algum mal. Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrarão sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentarão sem o meu corpo amarrar.
Jesus Cristo, me proteja e me defenda com o poder de sua santa e divina graça, a Virgem de Nazaré, me cubra com o seu manto sagrado e divino, protegendo-me em todas as minhas dores e aflições, e Deus, com sua divina misericórdia e grande poder, seja meu defensor contra as maldades e perseguições dos meus inimigos.
Oh! Glorioso São Jorge, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel cavalo meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Ajudai-me a superar todo o desanimo e alcançar a graça que tanto preciso: (fazer aqui o seu pedido)... Dai-me coragem e esperança fortalecei minha FÉ e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém!
Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria, 1 Glória ao Pai. São Jorge rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se Deus é por nós, quem será contra nós.
Eu e o Pai somos Um.
EU Estou em Deus, e Deus está em mim.
Assim é ! Sou grata à Vida.! Gratidão.