O significado de
Nam-Myoho-Rengue-Kyo
Nam, contração de Namu, que deriva do sânscrito NAMAS,
"NAM significa
"devotar" ou a relação perfeita da vida da pessoa com a verdade
eterna. Ou seja, dedicar a própria vida ou relacionar-se com a verdade
eterna da vida. Também significa acumular infinita energia através
desta fonte e tomar atitudes positivas aliviando o sofrimento dos outros.
MYOHO
Myoho literalmente significa Lei Mística.
Myo significa "místico", mas elimina qualquer sombra de milagre. É
assim chamado porque o mistério da vida é de inimaginável
profundidade por tanto está além da compreensão do homem.
Ho significa "lei". A intrínseca natureza da vida é tão mística e
profunda, que transcende o âmbito de conhecimento humano. Por
exemplo: o ser humano nasce como um bebê, cresce e torna-se um
jovem, depois um idoso e por fim morre. Isso é obviamente, uma
inquebrável lei regulando cada espécie de vida. Ninguém jamais pode
nascer adulto ou escapar desse ciclo, por mais que deseje.
RENGUE
Rengue é a lei de causa e efeito. O budismo esclarece essa lei em
todos os fenômenos do universo, e é simbolizada pela Flor de Lótus
(Ren, flôr e Gue lótus, em japonês), pois produz a semente (Causa) e a
flor (Efeito) simultaneamente. Uma quantidade enorme de todas as
causas passadas formam o efeito da condição presente. Ao mesmo
tempo, o momento presente é a causa do futuro. Assim, a vida é a
continuação dos momentos combinados pela corrente de causa e efeito.
KYO
Finalmente kyo que é a tradução do sânscrito Sutra, significando
ensino, o ensinamento do Buda, que é eterno. Também é a função e
influência da vida, assim como a transformação do destino,
simbolizando a continuidade da vida através do passado presente e futuro.
Saddharma Pundarika Sutra é título original do Sutra de Lótus em
Sânscrito
Ele foi traduzido no ano 406 por Kumārajīva recebendo em chines o
nome de Myoho-Rengue-Kyo
Onde Sad se torna Myo,
Dharma, vira Ho
Pundarika, que é flor de lotus, vira Rengue
E Sutra, que é ensino passa a ser Kyo.
Nitiren Daishonin nos aponta o ensino que contém o caminho para a
iluminação, essa frase que recitamos diariamente, o Nam-Myoho-Rengue-Kyo,
Rengue-Kyo, que numa tradução livre seria o algo como: Devotar-se ao
Sutra de Lótus, ou Devotar-se à Lei Mística da Causa e Efeito (exposta
pelo Buda no Sutra de Lótus ).
O Nam-Myoho-Rengue-Kyo cobre todas as leis, toda a matéria e todas
as formas de vida existentes no Universo. em outras palavras, é a vida
do Buda que alcançou a suprema Iluminação. Se expandirmos ao
espaço ilimitado, é idêntica à vida do Universo, e se condensarmos ao
espaço limitado, é igual a vida individual dos seres humanos.
A natureza de Buda está exatamente dentro de cada um de nós. É o
Nam-Myoho-Rengue-Kyo. Quando entoamos o Daimoku a natureza de
Buda dormente dentro das nossas vidas é convocada. Invocado deste
modo, o que desperta é o Buda. Quando um pássaro numa gaiola
canta, os pássaros voando no céu vêm para baixo. Quando os outros
pássaros se reúnem ao redor, o pássaro engaiolado tentará escapar.
Do mesmo modo se recitarmos a Lei Mística, o Nam-Myoho-Rengue-Kyo
Kyo em voz alta, a natureza de Buda se revela e se alegra e nos
acompanha. Se praticarmos corretamente, não haverá beco sem saída
na vida. Uma vez que nos baseamos na Lei Mística, podemos
definitivamente transformar as nossas vidas para o melhor e
ultrapassaremos qualquer impasse. Em qualquer situação, seguir essa
lei absoluta com fé absoluta é, na verdade a base da nossa prática.
Nam-Myoho-Rengue-Kyo!"
Texto compilado de matérias de estudo do Bloco Mandala, da BSGI,
Barra, RJ - TC nº 306
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Se Deus é por nós, quem será contra nós.
Eu e o Pai somos Um.
EU Estou em Deus, e Deus está em mim.
Assim é ! Sou grata à Vida.! Gratidão.