Teste Maharishi Ayurveda para o tipo de corpo
:Por meio do questionário apresentado a seguir, você pode descobrir qual o seu tipo de corpo. Trata-se de uma série de questões divididas em três partes, uma para cada dosha/tipo físico. - Leia cada questão e atribua valores de 0 a 6, conforme o seu caso, observando a seguinte coerência (seja sincero!):
0 = Não se aplica ao meu caso;
3 = Às vezes se aplica ao meu caso;
6 = Aplica-se sempre ou quase sempre ao meu caso.
No fim de cada seção você fará a soma do total de pontos. Proceda dessa maneira até encontrar seu total final Vata, Pitta e Kapha. Quando terminar, terá três totais separados. Comparando-os, o que atingir a pontuação maior determinará qual o seu tipo de corpo.
Primeira seção - Vata
1. Exerço atividades rapidamente.
2. Não tenho facilidade para memorizar coisas e lembrá-las mais tarde.
3. Tenho entusiasmo e vivacidade por natureza.
4. Sou magro e não ganho peso com facilidade.
5. Sempre aprendo coisas novas com muita rapidez.
6. Meu modo de andar é leve e rápido.
7. Costumo ter dificuldades em tomar decisões.
8. Tenho tendência a formar gases e prisão de ventre.
9. Costumo ficar com as mãos e pés frios.
10. Sinto frequentemente ansiedade e preocupações.
11. Não tolero tão bem o clima frio quanto a maioria das pessoas.
12. Falo rapidamente e meus amigos me acham eloquente.
13. Meu estado de espírito muda facilmente, sou emotivo por natureza.
14. Tenho frequentemente dificuldades em adormecer e o sono não é profundo durante a noite.
15. Costumo ficar com a pele ressecada, principalmente no inverno.
16. Minha mente é muito ativa e agitada, e também tenho muita imaginação.
17. Meus movimentos são rápidos e ágeis; sinto energia surgir repentinamente.
18. Sou facilmente excitável.
19. Sozinho, durmo e me alimento irregularmente.
20. Aprendo com rapidez, mas também esqueço facilmente.
Total Vata: ___________
Segunda seção - Pitta
1. Considero-me muito eficiente.
2. Tenho tendência a ser preciso e ordenado nas atividades.
3. Tenho força de vontade e modos um pouco enérgicos.
4. Sinto mais desconforto e mais cansaço no calor que as outras pessoas.
5. Tenho tendência a transpirar facilmente.
6. Mesmo não demonstrando sempre, irrito-me ou me envaideço com facilidade.
7. Não me sinto bem se perco ou atraso uma refeição.
8. Meu cabelo pode ser descrito por uma ou mais destas: grisalho ou calvo precocemente, - fino e liso, - louro, ruivo ou quase branco.
9. Tenho bom apetite; se quiser, posso comer muito.
10. Muita gente me considera teimoso.
11. Meu intestino funciona regularmente; tenho mais tendência à diarréia do que à prisão de ventre.
12. Fico impaciente com facilidade.
13. Costumo ser perfeccionista nos detalhes.
14. Enfureço-me facilmente, mas esqueço logo.
15. Gosto de sorvetes, bebidas e alimentos gelados.
16. Costumo achar um ambiente quente demais; e não frio.
17. Não tolero comida muito quente ou apimentadas.
18. Não sou tão tolerante nos desentendimentos quanto gostaria.
19. Gosto de desafios e sou muito determinado a conseguir o que quero.
20. Costumo ser muito crítico com os outros e comigo mesmo.
Total Pitta: ___________
Terceira seção - Kapha
1. Minha tendência natural é fazer tudo tranquila e vagarosamente.
2. Tenho mais facilidade de ganhar peso do que a maioria das pessoas, e perco peso vagarosamente.
3. Sou de disposição calma e não me irrito facilmente.
4. Posso perder uma refeição sem sentir grande desconforto.
5. Tenho tendência a excesso de muco, catarro, congestão nasal crônica, asma ou sinusite.
6. Preciso de pelo menos oito horas de sono e frequentemente mais.
7. Tenho sono profundo.
8. Sou tranquilo por natureza e não costumo me enfurecer.
9. Não aprendo tão facilmente quanto os outros, mas guardo tudo que sei e tenho memória longa.
10. Tenho tendência a engordar e armazeno gordura com facilidade.
11. O clima frio e úmido me incomoda.
12. Meu cabelo é espesso, escuro e ondulado ou crespo.
13. Tenho pele macia, fina e um pouco pálida.
14. A estrutura do meu corpo é forte e sólida.
15. As seguintes palavras me descrevem bem: sereno, amável, afetuoso e generoso.
16. Tenho digestão lenta e sinto peso após a refeição.
17. Tenho grande resistência física e um nível bem equilibrado de energia.
18. Costumo andar com passos lentos e medidos.
19. Costumo dormir demais, acordo atordoado e começo as atividades do dia quase sempre vagarosamente.
20. Como devagar e sou lento e metódico em meus atos.
Total Kapha: ___________
Total Final: Vata___________ / Pitta___________ / Kapha___________
Representação artística dos três doshas
Apesar de existirem apenas três doshas, o Ayurveda estabelece várias combinações possíveis entre eles e classifica dez tipos diferentes. Basicamente, o importante é saber qual o seu tipo dominante. - Em alguns casos, existem pessoas que possuem dois ou mesmo três doshas dominantes (quando os totais do teste acima forem iguais ou quase iguais). Se nenhum dosha é dominante, você é do tipo de dois doshas (ou bi-dosha). Em seus caso, dois doshas atuam lado a lado ou alternadamente. O que alcança mais pontos lidera, mas ambos são atuantes.
As pessoas são, na maioria, do tipo de dois doshas dominantes. Em alguns casos, um dosha é muito forte (exemplo: Vata 70, Pitta 90 e Kapha 40), o que qualificaria um puro Pitta, não fosse a importância de Vata. Em outros casos, quando as diferenças são menores, o primeiro dosha predomina, mas os segundo é quase igual. Seu total poderia ser: Vata 85, Pitta 80 e Kapha 40, o que demonstraria que você é do tipo Vata-Pitta.
Por fim, algumas pessoas atingem dois totais iguais e um diferente, (exemplo: Vata 69, Pitta 86 e Kapha 69). - Também são consideradas bi-doshas, e, se o teste não definiu qual o primeiro, pode ser do tipo Pitta-Vata ou Pita-Kapha. Se for o seu caso, preste atenção ao primeiro dosha como dominante, e o segundo será esclarecido com o tempo. Se os totais forem quase iguais, por exemplo Vata 88, Pitta 75 e Kapha 82 - você é do tipo de três doshas (ou tri-dosha). Esse caso é considerado muito raro, e se este tiver sido o seu resultado, releia atentamente o teste ou peça a um amigo para ajudá-lo a verificar as respostas.
Um tipo de três doshas dominantes, o "tri-dosha", tem maior chance de manter o equilíbrio, devido à esse proporção igual ou quase igual entre Vata, Pitta e Kapha. Não existe líder mais forte comandando um time. Também chamado sama dohsa prakriti, o tri-dosha costuma ter boa saúde durante toda a vida, gozar de imunidade e ideal e grande longevidade. Por outro lado, assim que começa a ocorrer algum desequilíbrio, esse tipo fica em desvantagem, pois os três ao mesmo tempo exigem atenção para se reequilibrarem, já que não existe um líder para conter o time quando ele debanda...
Os doshas gostam de mudar e existem mais de mil formas de se relacionarem uns com os outros. Portanto, é muito improvável que se conservem na mesma proporção desde o nascimento. Seria como jogar três moedas no chão e ver se caem em uma perfeita linha reta. Por isso, um tri-dosha poderia se tornar um tipo de dois doshas, afinal. O mais importante não é pertencer a uma determinada categoria e sim conhecer bem a si mesmo. E isso é possível, mesmo que a princípio seu tipo de corpo pareça um pouco vago, como costuma ser o tipo de três doshas.
Mas em resumo, os sinais característicos dos três tipos puros são:
Vata: Corpo esguio, rapidez, mente mutável, vivacidade de maneiras. São pessoas consideradas imprevisíveis. Vata é o tipo seco. = É composto de ar e espaço; é imaginativo, sensível, espontâneo, jovial, bem disposto. O dosha Vata é notavelmente: frio, o que resulta em mãos e pés frios, e aversão ao clima frio. Móvel, resultando em boa ou má circulação, dependendo do equilíbrio desse dosha. A hipertensão é relacionada ao excesso de Vata, assim como irregularidades do ritmo cardíaco, espasmos musculares e dores nas costas. Rápido, resultando em muitas características relacionadas: capacidade de assimilar novas informações rapidamente, sendo logo esquecidas; má memória a longo prazo; boa imaginação; sonhos assustadores; atividade incessante; ações impulsivas; mudanças de humor; pensamentos rápidos, dispersivos; rapidez ao falar. Seco, dando pele ressecadas, cabelo seco ou sem brilho, olhos embaçados e transpiração moderada. A pele é sensível, sendo sujeita a psoríase e eczema. Áspero, tornando a pele áspera e o cabelo grosso.
Os tipos Vata demonstram tendência à insônia, prisão de ventre, estômago sensível, ansiedade e depressão, espasmos musculares ou cólicas, síndrome de TPM, hipertensão e artrite.
Pitta: Corpo mediano, mente ordeira e decidida, maneiras enérgicas. São consideradas pessoas de grande intensidade. Sob pressão, ficam irritadas e bruscas. Pitta é o tipo quente. = É composto de fogo e água; é intelectual, confiante, empreendedor, alegre. O dosha Pitta é notavelmente: quente, resultando em pele quente e corada, tendência a qualquer tipo de inflamação ou metabolismo ativado em excesso, sensações de calor no estômago, fígado, intestinos, etc. Os Pitta geralmente gostam de alimentos e bebidas frios porque compensam seu calor. Aguçado, tendo inteligência penetrante e clareza de expressão; a mesma qualidade pode se externar como acidez no estômago e secreção esagerada dos ácidos estomacais. Úmido, dando transpiração abundante e mãos quentes e suadas, típicas de Pitta. Sendo quente e úmido, esse tipo tem aversão por clima úmido. Odor ácido, que pode originar mau hálito, odores de corpo e urina e fezes com cheiro forte, quando há excesso de Pitta.
Os tipos Pitta emonstram tendência a erupções cutâneas, acne, azia, úlceras pépticas, calvície e cabelos grisalhos prematuros, visão fraca, hostilidade, autocrítica e ataques cardíacos relacionados ao estresse.
Kapha: Corpo pesado, mente calma e estável, maneiras suaves. São consideradas pessoas tranquilas. Sob pressão, ficam obstinadas e silenciosas. Kapha é o tipo pesado. = É composto de terra e água; é calmo, simpático, corajoso, generoso, afetuoso. O dosha Kapha é notavelmente: pesado. Qualquer desordem referente a peso sugere desequilíbiro de Kapha, como obesidade, digestão pesada ou um tipo profundo de depressão. Doce, levando a ganhar peso ou diabetes, se o consumo de açúcar for grande. Estável, o que faz de Kapha um tipo contido. Os processos corporais não chegam a extremos; a natureza estável de Kapha também não precisa de tanto estímulo externo quanto Vata ou Pitta. Não é afetado por mudanças que trariam desequilíbrio a outros tipos de corpo. Macio, o que dá grande veriedade de características, como pele e cabelos macios, maneiras suaves, olhar meigo e um modo tranquilo de encarar situações. Vagaroso, dando origem aos movimentos típicos das pessoas de Kapha, modo lento de falar e deliberação ao pensar.
Os tipos Kapha demonstram tendência à obesidade, vias nasais congestionadas, catarro no peito, juntas doloridas, depressão, diabetes, colesterol elevado e preguiça crônica pela manhã.
Agora que você já conhece o seu tipo físico ayurvédico, pode se beneficiar das dicas específicas para esses diferentes tipos, como as que serão aqui apresentadas, na próxima e definitiva postagem sobre medicina ayurvédica. Até lá...
Fonte: Chopra, Deepak - "Saúde Perfeita" - Editora Best Seller – 1990 - Sessões "Descobrindo seu tipo de corpo", "Os três doshas" e "O equilíbrio é dinâmico".
:Por meio do questionário apresentado a seguir, você pode descobrir qual o seu tipo de corpo. Trata-se de uma série de questões divididas em três partes, uma para cada dosha/tipo físico. - Leia cada questão e atribua valores de 0 a 6, conforme o seu caso, observando a seguinte coerência (seja sincero!):
0 = Não se aplica ao meu caso;
3 = Às vezes se aplica ao meu caso;
6 = Aplica-se sempre ou quase sempre ao meu caso.
No fim de cada seção você fará a soma do total de pontos. Proceda dessa maneira até encontrar seu total final Vata, Pitta e Kapha. Quando terminar, terá três totais separados. Comparando-os, o que atingir a pontuação maior determinará qual o seu tipo de corpo.
Primeira seção - Vata
1. Exerço atividades rapidamente.
2. Não tenho facilidade para memorizar coisas e lembrá-las mais tarde.
3. Tenho entusiasmo e vivacidade por natureza.
4. Sou magro e não ganho peso com facilidade.
5. Sempre aprendo coisas novas com muita rapidez.
6. Meu modo de andar é leve e rápido.
7. Costumo ter dificuldades em tomar decisões.
8. Tenho tendência a formar gases e prisão de ventre.
9. Costumo ficar com as mãos e pés frios.
10. Sinto frequentemente ansiedade e preocupações.
11. Não tolero tão bem o clima frio quanto a maioria das pessoas.
12. Falo rapidamente e meus amigos me acham eloquente.
13. Meu estado de espírito muda facilmente, sou emotivo por natureza.
14. Tenho frequentemente dificuldades em adormecer e o sono não é profundo durante a noite.
15. Costumo ficar com a pele ressecada, principalmente no inverno.
16. Minha mente é muito ativa e agitada, e também tenho muita imaginação.
17. Meus movimentos são rápidos e ágeis; sinto energia surgir repentinamente.
18. Sou facilmente excitável.
19. Sozinho, durmo e me alimento irregularmente.
20. Aprendo com rapidez, mas também esqueço facilmente.
Total Vata: ___________
Segunda seção - Pitta
1. Considero-me muito eficiente.
2. Tenho tendência a ser preciso e ordenado nas atividades.
3. Tenho força de vontade e modos um pouco enérgicos.
4. Sinto mais desconforto e mais cansaço no calor que as outras pessoas.
5. Tenho tendência a transpirar facilmente.
6. Mesmo não demonstrando sempre, irrito-me ou me envaideço com facilidade.
7. Não me sinto bem se perco ou atraso uma refeição.
8. Meu cabelo pode ser descrito por uma ou mais destas: grisalho ou calvo precocemente, - fino e liso, - louro, ruivo ou quase branco.
9. Tenho bom apetite; se quiser, posso comer muito.
10. Muita gente me considera teimoso.
11. Meu intestino funciona regularmente; tenho mais tendência à diarréia do que à prisão de ventre.
12. Fico impaciente com facilidade.
13. Costumo ser perfeccionista nos detalhes.
14. Enfureço-me facilmente, mas esqueço logo.
15. Gosto de sorvetes, bebidas e alimentos gelados.
16. Costumo achar um ambiente quente demais; e não frio.
17. Não tolero comida muito quente ou apimentadas.
18. Não sou tão tolerante nos desentendimentos quanto gostaria.
19. Gosto de desafios e sou muito determinado a conseguir o que quero.
20. Costumo ser muito crítico com os outros e comigo mesmo.
Total Pitta: ___________
Terceira seção - Kapha
1. Minha tendência natural é fazer tudo tranquila e vagarosamente.
2. Tenho mais facilidade de ganhar peso do que a maioria das pessoas, e perco peso vagarosamente.
3. Sou de disposição calma e não me irrito facilmente.
4. Posso perder uma refeição sem sentir grande desconforto.
5. Tenho tendência a excesso de muco, catarro, congestão nasal crônica, asma ou sinusite.
6. Preciso de pelo menos oito horas de sono e frequentemente mais.
7. Tenho sono profundo.
8. Sou tranquilo por natureza e não costumo me enfurecer.
9. Não aprendo tão facilmente quanto os outros, mas guardo tudo que sei e tenho memória longa.
10. Tenho tendência a engordar e armazeno gordura com facilidade.
11. O clima frio e úmido me incomoda.
12. Meu cabelo é espesso, escuro e ondulado ou crespo.
13. Tenho pele macia, fina e um pouco pálida.
14. A estrutura do meu corpo é forte e sólida.
15. As seguintes palavras me descrevem bem: sereno, amável, afetuoso e generoso.
16. Tenho digestão lenta e sinto peso após a refeição.
17. Tenho grande resistência física e um nível bem equilibrado de energia.
18. Costumo andar com passos lentos e medidos.
19. Costumo dormir demais, acordo atordoado e começo as atividades do dia quase sempre vagarosamente.
20. Como devagar e sou lento e metódico em meus atos.
Total Kapha: ___________
Total Final: Vata___________ / Pitta___________ / Kapha___________
Representação artística dos três doshas
Apesar de existirem apenas três doshas, o Ayurveda estabelece várias combinações possíveis entre eles e classifica dez tipos diferentes. Basicamente, o importante é saber qual o seu tipo dominante. - Em alguns casos, existem pessoas que possuem dois ou mesmo três doshas dominantes (quando os totais do teste acima forem iguais ou quase iguais). Se nenhum dosha é dominante, você é do tipo de dois doshas (ou bi-dosha). Em seus caso, dois doshas atuam lado a lado ou alternadamente. O que alcança mais pontos lidera, mas ambos são atuantes.
As pessoas são, na maioria, do tipo de dois doshas dominantes. Em alguns casos, um dosha é muito forte (exemplo: Vata 70, Pitta 90 e Kapha 40), o que qualificaria um puro Pitta, não fosse a importância de Vata. Em outros casos, quando as diferenças são menores, o primeiro dosha predomina, mas os segundo é quase igual. Seu total poderia ser: Vata 85, Pitta 80 e Kapha 40, o que demonstraria que você é do tipo Vata-Pitta.
Por fim, algumas pessoas atingem dois totais iguais e um diferente, (exemplo: Vata 69, Pitta 86 e Kapha 69). - Também são consideradas bi-doshas, e, se o teste não definiu qual o primeiro, pode ser do tipo Pitta-Vata ou Pita-Kapha. Se for o seu caso, preste atenção ao primeiro dosha como dominante, e o segundo será esclarecido com o tempo. Se os totais forem quase iguais, por exemplo Vata 88, Pitta 75 e Kapha 82 - você é do tipo de três doshas (ou tri-dosha). Esse caso é considerado muito raro, e se este tiver sido o seu resultado, releia atentamente o teste ou peça a um amigo para ajudá-lo a verificar as respostas.
Um tipo de três doshas dominantes, o "tri-dosha", tem maior chance de manter o equilíbrio, devido à esse proporção igual ou quase igual entre Vata, Pitta e Kapha. Não existe líder mais forte comandando um time. Também chamado sama dohsa prakriti, o tri-dosha costuma ter boa saúde durante toda a vida, gozar de imunidade e ideal e grande longevidade. Por outro lado, assim que começa a ocorrer algum desequilíbrio, esse tipo fica em desvantagem, pois os três ao mesmo tempo exigem atenção para se reequilibrarem, já que não existe um líder para conter o time quando ele debanda...
Os doshas gostam de mudar e existem mais de mil formas de se relacionarem uns com os outros. Portanto, é muito improvável que se conservem na mesma proporção desde o nascimento. Seria como jogar três moedas no chão e ver se caem em uma perfeita linha reta. Por isso, um tri-dosha poderia se tornar um tipo de dois doshas, afinal. O mais importante não é pertencer a uma determinada categoria e sim conhecer bem a si mesmo. E isso é possível, mesmo que a princípio seu tipo de corpo pareça um pouco vago, como costuma ser o tipo de três doshas.
Mas em resumo, os sinais característicos dos três tipos puros são:
Vata: Corpo esguio, rapidez, mente mutável, vivacidade de maneiras. São pessoas consideradas imprevisíveis. Vata é o tipo seco. = É composto de ar e espaço; é imaginativo, sensível, espontâneo, jovial, bem disposto. O dosha Vata é notavelmente: frio, o que resulta em mãos e pés frios, e aversão ao clima frio. Móvel, resultando em boa ou má circulação, dependendo do equilíbrio desse dosha. A hipertensão é relacionada ao excesso de Vata, assim como irregularidades do ritmo cardíaco, espasmos musculares e dores nas costas. Rápido, resultando em muitas características relacionadas: capacidade de assimilar novas informações rapidamente, sendo logo esquecidas; má memória a longo prazo; boa imaginação; sonhos assustadores; atividade incessante; ações impulsivas; mudanças de humor; pensamentos rápidos, dispersivos; rapidez ao falar. Seco, dando pele ressecadas, cabelo seco ou sem brilho, olhos embaçados e transpiração moderada. A pele é sensível, sendo sujeita a psoríase e eczema. Áspero, tornando a pele áspera e o cabelo grosso.
Os tipos Vata demonstram tendência à insônia, prisão de ventre, estômago sensível, ansiedade e depressão, espasmos musculares ou cólicas, síndrome de TPM, hipertensão e artrite.
Pitta: Corpo mediano, mente ordeira e decidida, maneiras enérgicas. São consideradas pessoas de grande intensidade. Sob pressão, ficam irritadas e bruscas. Pitta é o tipo quente. = É composto de fogo e água; é intelectual, confiante, empreendedor, alegre. O dosha Pitta é notavelmente: quente, resultando em pele quente e corada, tendência a qualquer tipo de inflamação ou metabolismo ativado em excesso, sensações de calor no estômago, fígado, intestinos, etc. Os Pitta geralmente gostam de alimentos e bebidas frios porque compensam seu calor. Aguçado, tendo inteligência penetrante e clareza de expressão; a mesma qualidade pode se externar como acidez no estômago e secreção esagerada dos ácidos estomacais. Úmido, dando transpiração abundante e mãos quentes e suadas, típicas de Pitta. Sendo quente e úmido, esse tipo tem aversão por clima úmido. Odor ácido, que pode originar mau hálito, odores de corpo e urina e fezes com cheiro forte, quando há excesso de Pitta.
Os tipos Pitta emonstram tendência a erupções cutâneas, acne, azia, úlceras pépticas, calvície e cabelos grisalhos prematuros, visão fraca, hostilidade, autocrítica e ataques cardíacos relacionados ao estresse.
Kapha: Corpo pesado, mente calma e estável, maneiras suaves. São consideradas pessoas tranquilas. Sob pressão, ficam obstinadas e silenciosas. Kapha é o tipo pesado. = É composto de terra e água; é calmo, simpático, corajoso, generoso, afetuoso. O dosha Kapha é notavelmente: pesado. Qualquer desordem referente a peso sugere desequilíbiro de Kapha, como obesidade, digestão pesada ou um tipo profundo de depressão. Doce, levando a ganhar peso ou diabetes, se o consumo de açúcar for grande. Estável, o que faz de Kapha um tipo contido. Os processos corporais não chegam a extremos; a natureza estável de Kapha também não precisa de tanto estímulo externo quanto Vata ou Pitta. Não é afetado por mudanças que trariam desequilíbrio a outros tipos de corpo. Macio, o que dá grande veriedade de características, como pele e cabelos macios, maneiras suaves, olhar meigo e um modo tranquilo de encarar situações. Vagaroso, dando origem aos movimentos típicos das pessoas de Kapha, modo lento de falar e deliberação ao pensar.
Os tipos Kapha demonstram tendência à obesidade, vias nasais congestionadas, catarro no peito, juntas doloridas, depressão, diabetes, colesterol elevado e preguiça crônica pela manhã.
Agora que você já conhece o seu tipo físico ayurvédico, pode se beneficiar das dicas específicas para esses diferentes tipos, como as que serão aqui apresentadas, na próxima e definitiva postagem sobre medicina ayurvédica. Até lá...
Fonte: Chopra, Deepak - "Saúde Perfeita" - Editora Best Seller – 1990 - Sessões "Descobrindo seu tipo de corpo", "Os três doshas" e "O equilíbrio é dinâmico".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se Deus é por nós, quem será contra nós.
Eu e o Pai somos Um.
EU Estou em Deus, e Deus está em mim.
Assim é ! Sou grata à Vida.! Gratidão.